Buscar
  • Jeff Porciúncula

Como ter uma mente vencedora para empreender com sucesso?

2020, o ano em que tudo foi acelerado. Segundo estudos, antecipamos mudanças que aconteceriam lá pelos anos 2050, mudanças essas nas nossas vidas, e também, na forma como empreenderemos daqui em diante. Demos saltos gigantes em tecnologia e na relação empresa e clientes, por exemplo.

Eu atendo a diversos empreendedores. E antes de 2020 eles já possuíam uma mentalidade inicial negativa em relação ao negócio que montariam. Desde então o que notei foi um pânico ainda maior devido ao processo pandêmico pelo qual todos passamos.


Geralmente, todos eles me dizem algo assim no início da conversa: “é, mas empreender no Brasil é difícil e depois desta pandemia parece estar tudo mais acelerado ainda ”


Em tom de brincadeira, conto uma história:


“Certa vez em que eu estava fazendo minha corrida matinal, começou a chover muito forte. Como eu já estava quase chegando em casa, apertei um pouco o passo. A chuva aumentou torrencialmente, então, acelerei ainda mais. De repente, avistei uma senhora que aparentava ter por volta dos seus 60 anos, vindo em minha direção calmamente em meio à chuva torrencial. Abismado, diminui a velocidade e falei a ela quando nos cruzamos: ‘a senhora precisa de ajuda? Estou vendo que está devagar em razão da sua idade, e essa tempestade não parece que vai parar tão cedo. Eu moro perto daqui, posso levá-la embora de carro?’

Essa senhora sorriu de forma serena para mim ali parado ao lado dela, e disse: “menino, estou indo devagar porque eu quero. Não é que eu não tenha medo da tempestade. Mas é porque estou olhando o arco-íris tão lindo que se formou no meio dela. Você não viu?”


Essa história tem tudo a ver com empreendedorismo, pois, empreender tem seus percalços, e nestes novos cenários eles aumentaram grandemente, mas, também traz novas oportunidades, afinal, enquanto as pessoas olham para os 50% de empresas fechando, se esquecem de dar mais valor então aos outros 50% que não fecham, não é?


Se você quer ser um empreendedor com mente de vencedor precisa deixar de olhar apenas para as dificuldades que vai enfrentar, e focar mais sua atenção, ousadia e suas ações na direção das oportunidades. Assim como em meio à chuva forte, há sempre um arco-íris se formando, às vezes a gente ignora essa melhor parte no mundo do empreendedorismo.


Empreendedor é alguém com um grau maior de ousadia. Ele conecta gerações em vez de segregá-las, o que hoje fatalmente tem acontecido, pois há duas, três, quatro gerações trabalhando dentro de um mesmo modelo de negócio. O bom empreendedor aproveita toda a bagagem das gerações mais experientes, unindo isso com o dinamismo e vontade de mudar o mundo de gerações mais recentes.


Voltando à história da tempestade, é isso que todo empreendedor vai enfrentar. Assim como a maioria de nós também tem dias mais escuros na vida. Mas como eu falo nos meus livros À NOITE O SOL NÃO SOME, e MENTE DE VENCEDOR, “o sol nunca deixa de existir. Ele simplesmente estará brilhando em outro lugar quando tudo parecer escuro na sua vida. É em busca dessa forma de ver e agir na vida que você precisa manter para ser um empreendedor vitorioso.


Forte abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre.

Prof. Paulo Sérgio

Empresário e Palestrante.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja na vida pessoal, nas nossas relações afetivas, ou no trabalho, na carreira, e no mundo dos negócios, só temos um perfil que se sobressai: os contagiamos o ambiente, ou o contaminamos. Nas equipes

Lembro que minha avó cortava a tampinha da laranja e deixava ela pendurada para eu comer. Quando ela esquecia de fazer isso, parecia que a laranja não era tão boa. Essa atitude dela era linda, e torna

Minha avó sempre fazia batata cozida com cheiro verde na janta. Eu era criança e isso me veio à mente recentemente enquanto eu corria numa avenida e senti o mesmo cheirinho daquela época. Lembro que a