PROF. PAULO SÉRGIO

PALESTRANTE  INTERNACIONAL

Sócio-Diretor do

GUARÁ SERVIÇOS DE

CONTABILIDADE

guara.png
Buscar
  • Jeff Porciúncula

IR ALÉM DO ESPERADO É INTERESSANTE?

Todas as empresas esperam mais dos seus colaboradores. Façam eles o que fizerem, as empresas sempre estarão querendo mais. Isto é fantástico, fabuloso e essencial ao desenvolvimento dos talentos.

Se as pessoas não fossem exigidas a todo instante a fazerem sempre mais e melhor, por certo estacionariam quando tivessem um desempenho superior ao que costumam ter ou superior aos demais colaboradores.

É natural, depois de você atingir determinada meta, que a empresa a eleve para os próximos meses, caso contrário, não haverá crescimento de contínua evolução. O que não pode ocorrer é a empresa exagerar na elevação dessas metas, correndo o risco de desmotivar por completo os colaboradores de alta performance e, além disso, passar a mensagem àqueles que nem atingiram as metas anteriores, de que não vale a pena atingir metas.

Outra situação que merece atenção é quando seu líder lhe delega novas funções. Primeiramente, ele deve ter confiança em você e, certamente, espera que você o surpreenda, indo além do que lhe foi confiado. Isto não significa que toda vez que lhe for confiada alguma tarefa, você deva surpreendê-lo. Muitas vezes, são tarefas que precisam ser feitas rapidamente e, talvez, surpreender, neste caso, signifique cumprir o prazo.

Porém, toda vez que você puder fazer mais do que o básico, do que esperam que seja feito, isto se tornará uma constante em suas ações na empresa. Dessa forma, você estará se preparando para atingir o nível desejado para se tornar extraordinário em tudo que faz. Fará com que salte aos olhos dos seus superiores sua força de vontade, seu dinamismo, seu comprometimento e tudo isto só lhe fará bem, trazendo resultados esplêndidos à sua carreira profissional. Mas você trabalha em uma empresa na qual o líder, ou melhor, o chefe é quem fica com todo o mérito? Tudo bem, isso não muda nada! O que deveria mudar é o local onde você trabalha. Eu disse que todas as ações precitadas valorizam sua carreira. Pode acreditar, em algum lugar há um espaço para ser ocupado por você, você só precisa encontrá-lo.

Não deixe de fazer mais e melhor apenas porque alguma “anta” dirige a empresa na qual você labora. Continue motivado e entusiasmado, fazendo cada dia melhor. Você estará pronto para ocupar nesta, ou noutra empresa, uma posição de destaque. Na empresa atual, provavelmente, só ocupará uma posição melhor no momento em que a “anta” deixar o cargo. Caso isso não aconteça, logo a empresa estará quebrada e você e a “anta” sem nenhuma posição, a não ser a de demitido. Todavia, você estará preparado para novos horizontes, já a “anta”…

Portanto, sempre é saudável e interessante ir além, fazer mais do que esperam de nós. Se você não tiver o reconhecimento desejado, imediatamente, esteja certo de que em breve notará a grande diferença entre profissionais que fazem algo a mais, e os que fazem apenas o básico e, principalmente, aqueles que sequer o básico fazem. Pense nisso e procure sempre surpreender!

1 visualização