Buscar
  • Jeff Porciúncula

Reações desproporcionais

Basicamente, toda dor e sofrimento emocional que temos, os problemas que não conseguimos resolver, as desavenças que criamos, em nossas relações, pessoais e profissionais, devem-se às reações desproporcionais que aplicamos.

Por exemplo, a mãe berra com o filho porque ele derramou leite no chão que havia sido limpo há pouco. O filho grita com o pai porque ele abriu a porta do quarto sem bater. O chefe urra com o colaborador porque este chegou 5 minutos atrasado. O colega de trabalho xinga o outro, porque seu time perdeu, são situações que não mereciam tanto destaque.

Veja, são todas circunstâncias banais, no entanto, as reações que cada pessoa teve, é completamente desproporcional, e é isso que causa mal-estar, brigas, e gera uma infinidade de problemas, inclusive, muitos problemas psicossomáticos. Afinal, quem reage desproporcionalmente, demonstra grande estresse, raivas reprimidas ou não, ansiedade, depressão, trazendo também patologias físicas, como dores de cabeça, musculares, gastrite, etc.

Por outro lado, mais um modelo de reação desproporcional, está em quando deveríamos empreender mais esforço, comprometimento, determinação, austeridade, e não o fazemos.

O vendedor que não está atingindo a meta estabelecida pela empresa, em vez de estudar mais, buscar novas parcerias, se preparar para ir além das metas, prefere ir ao boteco no fim da noite. Se ao menos fosse até lá captar clientes!

O líder que está perdendo toda a equipe, por não saber como extrair o melhor das pessoas, em vez de se aperfeiçoar, lendo livros, fazendo cursos, e chamando a todos para um diálogo aberto, prefere trancar a porta da sala e não atender ninguém, mandando apenas uma mensagem desmotivante no grupo de WhatsApp da empresa.

A mãe, o pai, que não conseguem educar os filhos, que os fazem de gato e sapato, em vez de terem uma conversa franca, colocarem limites, e pararem de brigar entre si, para não darem péssimo exemplo, preferem ficar de cara amarrada um com o outro, e tudo o que fazem para educar as crianças, é ameaçar tirar algo que as agrada.

Como podemos ver, as reações desproporcionais são inversas às quais deveríamos ter, para mais, ou para menos, e afetam diretamente nossos resultados na empresa, nas vendas, nos negócios, na família.

Nenhuma relação, seja ela afetiva ou profissional, merece um furacão de palavrões, gritaria, porque alguém não lavou a louça, não passou a roupa, deixou a cama desarrumada, como nenhum profissional merece ter sua atenção chamada na frente de todos, porque se esqueceu de desligar o computador no fim da tarde.

Devemos monitorar nossas reações como pais, filhos, amigos, e em nossas posições profissionais. Quando deveríamos ser calmos, tranquilo, serenos, e não o somos, vamos criar atritos, conflitos, e problemas desnecessários. Quando deveríamos ser mais incisivos, austeros, determinados, comprometidos, e não agimos assim, também os criaremos.

Se você quer ter qualidade de vida emocional, comece a gerenciar suas reações. Se elas estiverem sendo inversamente proporcionais às quais deveriam ser, é certo que isso irá lhe atrapalhar em todas as áreas da sua vida, pois, quem não consegue ter uma boa gestão reacional na vida pessoal, acaba levando isso para o trabalho, e vice-versa. Ou seja, uma área prejudica a outra.

Uma pergunta chave para não termos reações desproporcionais, é antes de reagir, respirarmos profundamente e pensarmos: “em que essa reação que vou ter vai ajudar a mim e a pessoa que a receberá?”. Quando você perceber que a resposta é algo parecido com “em nada”, não deve reagir da maneira que iria, mas sim, somente reagir quando concluir que a reação vai educar, ajudar, e melhorar a sua vida e a da outra parte envolvida.

Agindo assim, evitará conflitos, brigas, desavenças e problemas, pessoais e profissionais, ajustando, aos poucos, suas reações, para que sejam proporcionais ao que é necessário para cada momento e situação que estiver passando.

Forte abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre.

Prof. Paulo Sérgio

Empresário e Palestrante

www.professorpaulosergio.com.br

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

PROF. PAULO SÉRGIO

PALESTRANTE  INTERNACIONAL

Sócio-Diretor do

GUARÁ SERVIÇOS DE

CONTABILIDADE

guara.png